domingo, 5 de junho de 2011

Hiperatividade não é doença.



Que nenhuma criança seja humilhada, nem tenha sua admiração diminuida por causa de nossa ignorância ou passividade. Que nenhuma criança seja privada de suas descobertas porque nos falta recursos para descobrir seu problema. Que nenhuma criança jamais duvide de suas próprias possibilidades porque estamos inseguros na nossa responsabilidade. 

O fato de a criança ser hiperativa não significa que ela está doente, mas requer atenção da parte dos pais para que esse comportamento não traga prejuízos para a vida do filho. A hiperatividade na infância é caracterizada pela dificuldade de concentração, sendo que muitas vezes a criança pode se comportar de forma excêntrica.
Existem muitas formas de hiperatividade e nem todas são definidas como um “déficit de atenção”, às vezes o problema pode acontecer por alterações no metabolismo ou na quantidade de hormônios. Quando as mães abusam de substâncias químicas durante a gestação, elas podem dar a luz a crianças hiperativas.





Estratégias para professores: Como lidar com corportamento hiperativo na sala de aula.



Em primeiro lugar vale ressaltar que estas estratégias sejam aplicadas evitando a estigmatização do portador de TDAH.
1- arrumar as cadeiras de forma que permita a movimentação do professor por toda a sala, tendo acesso a todos os alunos.
2-Manter os alunos com distraibilidade sentado mais próximo do professor ( sem parecer punitivo).
3- Localizar a cadeira do estudante longe da janela e do corredor, minimizando distratores visuais e auditivos.
4- Colocar sentado ao lado do estudante crianças mais organizadas e atentas, evitando comparações entre elas.
5- estabelecer uma rotina de aula.
6- mostrar que valoriza a organização.
7- Oferecer alguns minutos para que este alunos possa organizar seus pertences, materiais, etc.
8- Reforce positivamente os passos dados em direção às metas estabelecidas.
9-Ofereça elogios específicos e descritivos. " Eu gosto de você sentado e prestando atenção na tarefa".
"Você está conseguindo. Muito bem . Parabéns".
10- Aproximar-se da criança quando estiver dando explicação ou apresentando a lição.
11- Caso a atividade tenha mais que uma página, ofereceça apenas uma e espere a criança terminar para oferecer a outra.
12- Em alguns caso a participação mais ativa do estudante. "Ajudante do dia". Oferecendo a oportunidade da criança se movimentar sem atrapalhar o andamento da aula.