sexta-feira, 22 de abril de 2011

projeto de leitura para 1º ano


"Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso, você vai me entender.

Mergulhe de cabeça na imaginação."

(Clarice Pacheco)



1º ano A- Professora Rubia Valéria

Justificativa: Acredita-se que o aluno só saberá a importância da leitura, se criar o hábito e sentir o prazer em ler, porque a literatura é a representação de uma cultura. Ou seja, estar em contato com a literatura é aprender um pouco de uma cultura. Então, porque não introduzir desde cedo, antes mesmo do período de alfabetização, a literatura infantil nas escolas? Porque não ensinar a ler e escrever por meio de histórias culturais? Será que assim não estaríamos formando além de crianças alfabetizadas, leitores assíduos, bons escritores e profissionais criativos?



Todos nós decerto nos lembramos de como gostávamos de ouvir histórias contadas pelos nossos pais ou pelos nossos avós quando éramos pequenos. Quantas vezes a hora de ir para a cama era acompanhada de um bom livro, cuja história se ouvia com tanto prazer que rapidamente se adormecia, sonhando e imaginando que a mesma fazia parte da nossa vida e que todos aqueles personagens de contos de fadas.


No entanto, hoje em dia, muitas vezes devido à falta de tempo, as crianças são muitas vezes privadas desta tão prazenteira atividade que, apesar de em contexto escolar ser muitas vezes utilizada, em casa não é tão comum quanto seria desejável. Cada vez ouve-se mais pais a comentar entre si que os filhos adormecem diariamente a ver televisão.


Objetivo geral: Buscar parceria com as famílias para incerir o hábito da leitura na vida das crianças.


Objetivos específicos: Proporcinar contextos familiares onde os membros serão leitores e, assim, as crianças terão oportunidade de interagir com suportes de escrita, de perceberem as suas funções e também perceberem para que serve ler e escrever, despertando-lhes o desejo de imitar esse modelo.


Orientar os pais a planear atividades que promovam a leitura, e acima de tudo aproveitar todas as oportunidades que surgem no quotidiano para concretizar essa promoção, pois, geralmente, essas oportunidades surgem de necessidades reais das crianças.


Conteúdos e procedimentos: será utilizado uma mala de leitura, esta, será entregue a uma criança na sexta-feira. A meta para a família é ler a história que será colocada dentro da mala. E solicitar que a criança faça um registro escrito da história no caderno coletivo. O registro poderá ser pictográfico (desenho), ou escrito, dependendo da criança.


Recursos: Mala de leitura confeccionada pelo professor, caderno coletivo, livros de história infantil em diversos gêneros.


Avaliação: Pretende-se avaliar a participação, o interesse e se os alunos estão ampliando o conhecimento linguístico nas atividades de leitura em sala de aula.













Ler para a criança, o encantamento da palavra

Roda de leitura de histórias
Ler para as crianças-o encantamento da palavra

É certo que a leitura na escola tem um propósito didático e se constitui como um objeto de aprendizagem apenas se puder vir associada à sua pratica social.

O encantamento e o gosto pela leitura e pela literatura não virão, com certeza, com frutos de uma tarefa ou exercícios compulsório de ler, ao contrário, será através da fruição lúdica.
 Em geral os professores lêem contos de fadas para as crianças e muitos consideram isso fundamental na educação infantil.
A questão é se saber exatamente o que se aprende com leitura de contos de fada e outros gêneros e, qual o papel destes textos na aprendizagem da leitura e da escrita
Garantir que as crianças desenvolvam comportamentos leitores é garantir que elas tenham contato com diversos tipos de texto do nosso universo literário, que possam ler-Por si mesmas ou por intermédio do professor- Textos reais e inteiros (nunca simplificado) e ainda, que se aproximem deles a partir de seus usos sociais.

Por que ler textos?
Aprender a ler e ser um leitor, efetivamente significa conhecer e entender vários tipos de textos.

Romances
Contos
Poesias
Cantigas
Cartas e bilhetes
Reportagens
Crônicas


Histórias em quadrinhos

O processo de formação de leitores não se dará nunca de uma maneira imperativa, ao contrário, ele se constrói na medida em que todos podem se situar enquanto leitores e escritores, ativos e pensantes. E os saberes sobre os textos por sua vez, nunca se dão sem eles, o que acontece é exatamente o oposto: Saber sobre os textos é saber com os textos: lendo, pensando, dialogando com eles.

Bibliografia: LENER, Délia-Ler e escrever na escola-o real o possível e o necessário. Porto Alegre:Artmed, 2002.




NEMIROVSKY, Miriam-O ensino da linguagem escrita. Porto alegre: Artmed-2002

Revista Avisa Lá-nº07-Ler por prazer e para aprender.pág. 06/08

LENER, Délia-V seminário Internacional Escola da Vida. SP. Março, 1996.



A toda hora rola uma história
Que é preciso estar atento
a todo instante rola um movimento
que muda o rumo dos ventos
Quem sabe remar não estranha
Vem chegando a luz de um novo dia. O jeito é criar um novo samba
Sem rasgar a velha fantasia”.
Paulinho da Viola. Rumo dos Ventos

quarta-feira, 20 de abril de 2011


“Se eu fosse ensinar para uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouvirímos juntos as partituras mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a belaza da música, ela mesma me pediria que eu lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”

Rubem Alves