domingo, 26 de setembro de 2010

alfabetização: trabalho com listas

"Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar amor a quem se ama, sabendo que é água que dá à planta o milagre da flor" Estatutos de homem (Thiago de Mello)

Como incentivar os alunos a ler sem saber ler ?
É necessario organizar a situação didatica de leitura onde os alunos possam descobrir o que está escrito utilizando os conhecimentos que já possuem.

Segundo as orientações do progama ler e escrever , às listas compõem um tipo de texto muito presente na vida das pessoas. Listar significa relacionar nomes de pessoas ou coisas para a organização de uma ação. Por ter uma estrutura simples a lista é um texto privilegiado para o trabalho com alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente mas é importante propor escrita de listas que tenham significado semântico para que se faça uso social desta escrita.

A lista de palavras que começam com a mesma letra é inadequada, pois descaracteriza a função social.
Ex: boi, baba, bebe, bia , boba.

      vovó, viuva, uva



Com os pequenos, ainda na educação infantil, é possível iniciar o trabalho com lista.
Olha onde a lista de direitos da criança foi parar.











Alfabetização: Escrita e leitura de nomes próprios

O desenvolvimento de um trabalho sistemático com o nome próprio, representa importante estratégia didática voltada para a alfabetização inicial dos alunos, além de estar relacionado á questão da cidadania.
Segundo as orientações do programa ler e escrever da prefeitura de São Paulo, esse trabalho pode favorecer a reflexão dos alunos sobre sobre o sistema de escrita alfabético e ajuda-los a avançar na aquisição da base alfabética.





Como fazer?



Os alunos podem refletir sobre a escrita do nome e a do nome dos colegas...
Os alunos podem tentar ler o próprio nome e o nome dos colegas...
Os alunos podem acompanhar alguém escrevendo seus nomes e/ ou os dos colegas de maneira convencional.



Ao organizar o trabalho com os nomes de seus alunos, é importante considerar uma diversidade de situações de leitura e escrita, tais como:

Escrever na lousa os nomes dos ajudantes do dia (aqueles alunos que irão ajudar você em algumas tarefas). O desafio dos alunos será descobrir quem são os ajudantes. Caso ninguém descubra conte para turma quem são os ajudantes, destacando algumas informações sobre a escrita ( nomes que começam ou terminam com a mesma letra, nomes compostos, nomes de meninas que terminam com a letra "a" e de meninos que terminam com a letra "o", por exemplo).
Fazer chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio, no caso os crachás dos alunos), o encaminhamento pode e deve variar:
1- Você lê e mostra os crachás procurando destacar algumas informações sobre a escrita dos nomes;
2- Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado, de dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes.

Pedir para eles escrevam o nome nos trabalhos propostos no dia. O encaminhamento pode variar: sem consulta (conforme suas hipóteses resultando em um registro não convencional do nome), com consulta ao colega (favorecendo a troca de idéias), com consulta a algum material escrito (exemplo, o cartão de nome, descrito na atividade sobre o crachá, colado no caderno ou cartaz com os nomes afixados na sala de aula).

Varal

Este foi feito pela professora Juliana


                                                       Trabalho com letras movéis







domingo, 12 de setembro de 2010

Uma proposta para creche e pré escola

Proposta de conteúdos que possam ajudar as educadoras a organizarem e planejarem sua prática diária.
Cabe ao educador criar formas de conduzir seu trabalho levando em conta as necessidades especias de cada criança.


Atitudes e atividades:

3 a 6 meses
- Mudar de posição, deitar de costas, de lado
- Rolar, virar de bruços, de costas, arrastar
- Tocar objetos de tamanhos e formas variadas
-Massagear e estimular a criança tocando-a
-Acompanhar pessoas e objetos com os olhos
- Atirar brinquedos sonoros
-Balançar, ninar
-Dar objetos na mão, coloridos, luminosos
-Discriminar o conhecido e desconhecido
-Pegar objetos fora do alcance
- Interpretar a linguagem verbal e não verbal da criança
-Repetir sons
-Ouvir musicas
- Manter a mesma pessoa para estabelecimento de vinculo afetivo
- Falar com a criança, sorrir, acariciar
-Passear e perceber outros ambientes
-Mover simultaneamente os braços e pernas da criança(esse exercício vai ajuda-la a ter mais força e controle)
- Fazer carinhos na criança para que relaxe os músculos e se sinta amada
- Acariciar as costas, isso fortalece os músculos e acalma a criança
- Mostrar objetos que rodeiam e que ela possa seguir com os olhos
- Brincar com objetos, a brincadeira é importante para que comece a conhecer as coisas
- Dar mamadeira com a criança no colo sempre que possível



6 a 9 meses

- Deixar a criança em um espaço sem obstáculo( para engatinhar)      
- Colocar obstáculos (almofadas) no espaço para dificultar o trajeto
- Brincar com a criança de esconder o rosto
- Tocar objetos sonoros (sinos, chocalhos) para que a criança se localize
- Imitar sons e gestos
- Deixar a criança segurar objetos
- Brincar de arrastar, passar de deitado para assentado,
- Engatinhar, trocar de posição
- Erguer-se com apoio
- Brincar com as mãos e pés
- Explorar a luz, sons, o paladar, os cheiros
- Explorar o meio ambiente: arrastar, rolar, engatinhar, girar, ter contato com locais e objetos de texturas diversas
- Brincar de esconde esconde
- Imitar ações e objetos
- Reconhecer o próprio nome
- Imitar sons
- Entender o "dá", "não" e "vem"
- Passear ao ar livre
- Segurar a mamadeira
- Favorecer a mastigação
- Conhecer pessoas diferentes.



9 a 12 meses

- Brincar de andar, correr, saltar, girar, descer, alcançar
- Desenvolver o pegar com pequenos objetos
- Empurrar e puxar objetos
- Rasgar e amassar papel
- Entender ordens simples
- Imitar sons, repetir palavras
- Ouvir e cantar
- Mostar as partes do corpo
- Usar copo e colher
- Lavar as mãos
- Conviver com crianças maiores
- Explorar a luz, sons, paladar, cheiro
- Explorar o meio ambiente, rolar, arrastar, engatinhar, girar, andar, ter contato com locais e objetos e texturas diversas
- Resolver pequenos problemas
- Explorar brinquedos que produzem ações interessantes
- Identificar a si mesma
- Identificar figuras coloridas
- Engatinhar e conhecer o que a rodeia
- Ajudar a criança para que ela possa andar
- Explorar brinquedos de encaixar.


13 a 24 meses

- Rolar no chão e colchão
- Brincar de esconde esconde
- Correr distância variadas
- Empurrar carrinhos, caixas de papelão etc..
- Fazer a crainça passar por pequenos obstáculos
- Amassar papel
- Desenhar
- Folhear revistas diversas
- Bater palmas acompanhando canções
- Utilizar lápis de cera e tinta
- Contar pequenas histórias
- Imitar sons e cantar musicas variadas
- Introduzir o piniquinho
- Deixar a criança tentar se vestir e despir
- Facilitar e propiciar o uso de colher nas refeições
- Desenvolver habitos sociais ( jogar beijinhos)
- Utilizar materiais com texturas e formatos variados
- Propiciar a criança a oportunidade de ouvir músicas
- Manipular objetos ou brinquedos para que a criança atinja um objetivo
- Brincar com brinquedos que a criança possas puxar o cordão
- Imitar animais
- Modelar com massinha
- Empurrar e puxar caixas e / outros objetos
- Brincar de roda
- Utilizar cordas e linhas no chão em jogos ao ar livre
- Utilizar saquinhos de areia de tamanhos e volumes variados
- Utilizar giz de cera, tinta, argila e massa
- Utilizar jogos de encaixar, enfiar e de construção
- Brincar ao ar livre para que as crianças percebam cheiros variados, bem como formas e texturas
- Brincar com a modulação da voz alternada.(alta, baixa)
- Perceber pequenas diferenças nas gravuras
- Utilizar o jogo simbólico através da dramatização e imitação ( bichos, pessoas, situações)
- Explorar formas e funções dos objetos
- Manipular os blocos lógicos ou materiais que possibilitam agrupamentos e seriações variadas
- Contar histórias
- Trabalhar em rodinha, surpresas, novidades etc.
- Utilizar copo, colher etc...
- Trocar-se, vestir-se, abotar-se, calçar, pentear-se etc...
- Escovar os dentes após a merenda e almoço
- desenvolver hábitos sociais ( cumprimentar na chegada e despedir-se na saída)
- Trabalhar sons com a boca ( estalar etc).


- Linguagem  2 a 3 anos

- Memorizar músicas, versos, jogos de imitação, etc
- socializar e descontrair- Fase de adaptação
- Fazer e pregar fichas com objetos existentes na sala
- Propiciar a ação verbal. o aumento do vocabulário, a organização do pensamento e da comunicação.
- Vivenciar situações sitemáticas de leitura e escrita
- Criar um ambiente alfabetizador ( a criança deverá ter acesso a jornais, revistas, livros etc)
- Proporcionar condições para o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística (pintura, modelagem, recorte, desenho)
- Ouvir, contar e ler histórias.

3 a 4 anos
 - Desenhar e escrever do jeito que a criança sabe ( escrita espontânea )
 - Diferenciar desenhos da escrita
 - Montar um ambiente alfabetizador onde a criança poderá ter acesso a diferentes textos escritos ( histórias, livros, cartas, receitas, jornais, álbuns, poesias, revistas em quadrinhos etc)
 - Propor atividades com os nomes das crianças, fazer crachás com desenho e escrita (observar, conhecer e escrever o próprio nome e as palavras mais detalhadas nos temas


Matemática

3 a 4 anos

- Conhecer a s cores primárias, (Azul, vermelho. amarelo)
- Ajuntar/ separar, abrir/fechar , encaixar os objetos
- conceituar: maior/menor, grosso/fino, cheio/vazio, duro/mole, quente/frio, dentro/fora, depressa/devagar, rapido/lento, alto/baixo, leve/pesado etc.
- Ordenar com três elementos
- trabalhar transformações dos objetos físicos EX: (terra+água= barro)
- Ordenação em 5 elementos
- Comparar seres e objetos colocando-os em ordem e graduando-os de acordo com suas diferenças (ex: do mais claro para o mais escuro)
 


 





"Não tenho caminho novo, o que tenho de novo é meu jeito de caminhar"(Thiago de Mello)

Atividades de linguagem oral

A linguagem oral precede a escrita e deve estar presente em muitas atividades diárias com os alunos:
- Conversas
- Hora da rodinha
- Hora da novidade
- Hora da comunicação
- Hora da história
- Hora da notícia
- Hora da poesia
- Transmissão
- Coro falado
- Entrevista
- Brinquedos dramatizados
- Dramatizações

 A conversa é o melhor meio de o professor diagnosticar o nível linguístico de seus alunos, e devendo sempre ser realizadas em todas as séries.
O professor deve proporcinar às crianças oportunidades de falar, contar algo que ocorreu com elas, acontecimentos de sua comunidade, fazer e responder perguntas na hora da rodinha.
Esse tipo de atividade ajuda a desinibir a críança tímida, dando oportunidade de se expressar oralmente com mais desenvoltura.
O professor será condutor de conversas, encaminhando o assunto.

Hora da rodinha

É fundamental no período da educação infantil a hora da rodinha, onde os assuntos são propostos e discutidos pelo grupo.
Nesse momento, a socialização, o conversar, a troca de idéias, o raciocínio, o vocabulário se desenvolvem naturalmente, enriquecidos pelo pensar e agir.
Na rodinha, o professor poderá trabalhar as "marcas do nome", levando a criança ao inicio da escrita, entendendo que a escrita é uma "marca", um código do que se fala.

Sugestão de musica para cantar antes da rodinha.

Chegou a hora da rodinha
Vamos todos participar
eu e meus coleguinhas
temos coisas pra contar.

( Versão da musica pirulito que bate bate)

Na roda, o professor poderá elaborar juntamente com os alunos os "combinados", em um cartaz ou mural, onde as crianças combinam o que podem ou não fazer, explorando o conteúdo, o raciocínio lógico, a organização e a linguagem.

Exemplo: Nossos combinados
Ir ao banheiro na hora do banheiro, ou quando estiver bem apertado
Quando o coleguinha falar todos ouvem com atenção
Limpar o que sujou
Jogar papéis e cascas de frutas na lixeira
Pedir licença antes de entrar em qualquer lugar na escola.
Não correr ao andar pela escola
E mais combinados que o educador achar pertinente.

Linguagem oral e escrita: Um trabalho que pode iniciar na creche


Ao ingressar na escola, a criança deixa o convívio com sua família e passa a conviver com adultos e crianças da sua idade, descobrindo, a sua maneira, novas experiências, novos valores, que irão enriquecer os conhecimentos que ela já traz do universo que a rodeia, dando oportunidade de desenvolver suas potencialidades, preparando-se e despertando para vida.
Cada criança é um ser único com sua bagagem e sua vivência, e os diversos trabalhos sobre a educação, especialmente de Jean Piaget, são unânimes em considerar que os primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para o desenvolvimento físico, emocional, social e mental.
Essa socialização dá a criança confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Para muitas, o convívio social proporcionado pela escola oferece possibilidades que a família muitas vezes não tem condições de oferecer.
O desenvolvimento oral da “fala”, explorar a memória, raciocínio lógico, o vocabulário, a socialização com o grupo e com a escola com um todo, com trocas de experiências, devem ser prazerosos.
O professor não pode ser uma pessoa à parte, ditando normas, mas sim um elemento integrado ao grupo de alunos, que tem como objetivo socializar, organizar, dar indícios e desafios para o grupo crescer.
As atividades programadas não devem perder de vista os interesses e necessidades das crianças sempre interessadas em perguntar e aprender, experimentar, explorar e colecionar.
Quem atua diretamente com os pequenos sabem que eles gostam de falar pelos cotovelos. O professor é o unico que pode direcionar o trabalho.
Algumas regras são necessárias:
Ouvir a vez do colega falar.
Controlar o tom de voz;
Fale mais devagar, não estou compreendendo;
Fale mais baixo, ou mais alto.

terça-feira, 7 de setembro de 2010



“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem amor, mas se escolher com amor, com ele conquistará o mundo.” Albert Einstein

trabalho com crianças de 3 a 4 anos


Por onde devo começar?



O que trabalhar com uma criança de 3 anos?


Que material devo usar?


Será que devo forçar a criança a aprender desde cedo?


Se você esta fazendo estas perguntas para si mesma, você começou certíssima. O educador consciente começa sabendo o que vai trabalhar e quais os objetivos que deverá alcançar.

Objetivos Gerais:



- Conhecer a criança e o ambiente onde ela vive.


- Promover o ajustamento emocional e social da criança.


- Levar a criança a conhecer e valorizar seu nome e sua história.


- Dar a criança a oportunidade de conhecer as dependências da escola.


- Levar a criança a perceber o valor e o objetivo da escola como promotora de conhecimentos


- Levar a criança a perceber seus direitos e deveres na escola.


- Estabelecer uma rotina básica de trabalho na sala de aula.


- Dar condições a criança de construir conceitos que possibilitem a alfabetização.


- Dar oportunidade à criança de perceber que aquilo que se escreve se fala e vice-versa


- Desenvolver a habilidade de movimentos com os olhos.


- Levar a criança a perceber a distinção entre letras e números.


- Estimular a criança a participar de situações sociais de linguagem.


- Estimular condições a criança de reconhecer cores primárias e secundárias.


- Levar a criança a compreender o significado do número.


- Levar a criança a compreender que o número é utilizado é usado em várias situações de nossa vida.


- Levar a criança a compreender que os números podem ser representados por símbolos.


- Levar a criança a adquirir habilidade de dizer o nome dos números na ordem correta.


- Desenvolver a percepção auditiva quanto ao som de instrumentos, palavras.


- Dar condições a criança conhecer as partes do corpo.

 
OBS: Respeitar o padrão lingüístico da criança.



domingo, 5 de setembro de 2010

regras de convivência


Para se ter um convívio social agradável é necessário que haja alguns limites, que são estabelecidos pelas regras que as sociedades impõem. Tipo:nossos pais nos impõe regras.Sabemos que muitas vezes são infundadas,mas somos obrigados a respeitá-las.Vemos hoje que algumas regras da sociedade nos são impostas pelas leis.E que também muitas são desrespeitadas.Eu criaria uma regra que obrigasse as pessoas a respeitarem o espaço e vida dos outros. Que você pego fazendo uma fofoca fosse punido.
Achei estas imagens na net e fiz um painel para nossos alunos.
A idéia e fazer com as crianças uma lista de regras com a participação de todos.